• Fabrika162

Como a tecnologia pode melhorar seu processo na gestão de multas e condutores.

Como funciona o seu processo de controle de multas e pontuação de CNH hoje?


Manualmente, intuição ou com apoio tecnológico?


A maioria das plataformas de gestão de frotas fala muito da gestão desses processos e utilizam como exemplo grandes empresas de frotas, quando na realidade independente de tamanho da empresa, essa é uma gestão trabalhosa e que pode afetar de forma significativa o caixa das empresas.


Principalmente para empresas menores, esse pode ser um custo que se não possuir o controle adequado as empresas podem sofrer perdas significativas, pois em muitas situações o orçamento é mais apertado, os contratos com os clientes são mais justos e não possuem muita margem de lucro. Principalmente em tempos que a concorrência é bastante acirrada e as empresas maiores tem maior volume e consegue em algumas vezes trabalhar melhor o preço porque consegue diluir na operação completa.


As multas representam um custo variável, mesmo não sendo tão pesados os valores precisamos olhar minuciosamente para este item na operação, essa gestão muito importante para não gerar uma bola de neve.


Hoje a maioria das empresas atuam com as infrações e controle da pontuação na CNH dos condutores de forma reativa, sendo na maioria das vezes surpreendidos com as informações recebidas, isso se receber dentro do prazo.


Depender hoje dos meios de entrega de correspondência pode ser arriscado, pois podem não acontecer ou como em situação que vivemos hoje como essa pandemia os órgãos autuadores não estão emitindo os comunicados de notificação, porém as multas continuam sendo aplicadas.


Ter profissionais fazendo o trabalho de buscas das informações em portais descentralizados gera um enorme esforço para um profissional que poderia investir seu tempo em atividades mais prioritárias para sua empresa.


Você sabia que já existem tecnologias que realizam esse monitoramento e se antecipam as entregas das multas proporcionando a informação de forma antecipada e que faz isso de forma automática, sem que você precise empregar o tempo de colaboradores nessa atividade.


Isso mesmo, hoje você pode ter sua frota toda monitorada em todos os órgãos autuadores para receber as informações das multas, notificações e pontuação dos condutores de forma prática e automática.


Hoje a tecnologia permite essa possibilidade além de colaborar para a redução do custo com infrações, pois a empresa passa a não perder os prazos para indicação de condutor nos casos necessários, evitando a geração da penalidade da multa NIC(Não indicação do Condutor) e também permite que as multas sejam pagas dentro do prazo e que a empresa obtenha em 100% das multas a redução do desconto de 20% nos valores das multas.

Sem contar também que a falta de controle adequado, pode fazer com que algumas multas não sejam pagas no prazo e com isso gere os juros por atraso de pagamento elevando ainda mais esse custo.


A maioria dos sistemas que falam sobre essa gestão atuam de forma reativa, onde os usuários precisam receber as informações via correio e precisam imputar as informações de forma manual, utilizando um tempo considerável de um determinado colaborador que pode e deve estar inserido em um contexto ou atividade que irá proporcionar um retorno maior para a empresa.


Hoje já existem sistema que atuam de forma automática com esses dados. Você pode ter um sistema na sua empresa que realiza o monitoramento das multas e pontuações dos condutores em períodos específicos como por exemplo:

  • O sistema poderá realizar atualizações de dados de veículos mensalmente, pois são dados que tem pouca alteração constante.

Com as multas o sistema irá acompanhar e atualizar os dados a cada 7 dias, isso ocorre dessa forma porquê são informações mais dinâmicas e os veículos está constantemente em utilização.


No caso do monitoramento da CNH, o sistema realiza as atualizações monitoramento mensalmente, pois a empresa possui o controle de pontuação por condutor das multas recebidas com os veículos da frota, mas não tem informações de pontuações das multas sofridas com carros particulares por exemplo.


Quer um exemplo?


O condutor possui 2 multas que recebeu com veículo da empresa. O gestor em seu controle (sistema reativo) tem a informação de 2 multas que a pontuação é de 4 pontos cada uma totalizando 8 pontos. Porém em seu veículo particular o condutor possui outras 2 infrações que não é de conhecimento do gestor que juntas somam 12 pontos, Uma de 7 pontos e outra de 5 pontos.


Com isso o condutor possui em seu prontuário da CNH um total de 20 pontos que já é o limite estabelecido pelo Denatran de pontuação máxima é pode estar impedido de dirigir.

Essa visão os gestores não possuem de forma dinâmica, podendo gerar riscos e desconforto para a empresa e para o condutor.


Possuir um sistema que possa realizar esse monitoramento e ampliar a visão dos gestores para reduzir também os riscos operacionais é fundamental para as empresas.

Conheça o FROTA162 uma plataforma que poderá além de ampliar a visão de sua operação, poderá fornecer dados para ampliar a tomada de decisão e aumentar o conhecimento do perfil de seus condutores.


Solicite um teste e confira com os dados reais de sua frota como o FROTA162 poderá contribuir para otimizar sua Gestão.


Sucesso.

3 visualizações

Rua Sete de Outubro, 162

Chácara Califórnia - SP

cep. 03407-040

Tel. 11-2076-4161

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon

© 2018 Fabrika162